quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sistema de Monitoramento é modelo para outras cidades da região


Os vereadores de Penápolis (SP) Luís Antonio Alves de Oliveira e Ricardo Falleiros de Castilho, , avançam na proposta de implantação de monitoramento por câmeras em áreas públicas de Penápolis.
Após formalização do pedido do serviço à administração municipal, eles verificaram in loco a experiência com monitoramento no município de Santa Fé do Sul, 30 mil habitantes. O sistema na cidade possui 24 câmeras distribuídas no centro comercial, na frente de escolas e nas entradas do município. Professor Luís e Ricardinho apuraram que o monitoramento contribui de forma significativa para prevenir e reprimir ações criminosas. O trabalho de vigilância através das câmeras em Santa Fé do Sul ocorre 24 horas por dia, sob controle da Guarda Municipal, criada em 2004 e que atualmente soma efetivo de 33 policiais.
O comandante do serviço, Carlos Roberto Poltronieri, mostrou ao professor Luís e Ricardinho Castilho a estrutura completa para o atendimento, com viaturas, inclusive uma unidade de resgate, motos e bicicletas. Em contato no setor de Finanças da prefeitura de Santa Fé do Sul, os vereadores de Penápolis obtiveram informação que o gasto total com a guarda municipal naquela cidade é de aproximadamente R$ 55 mil por mês. Na manutenção dos equipamentos de monitoramento são gastos R$ 650,00.
Convênio: Professor Luís e Ricardinho Castilho estão confiantes para que Penápolis tenha o monitoramento por câmeras. Eles têm expectativa de que o município consiga recursos junto ao governo federal para estruturação do sistema. Os dois vereadores consideram que enquanto a cidade não dispor de uma guarda municipal, o monitoramento poderia ser administrado pela Polícia Militar.
Rural: Ricardinho Castilho requereu ao comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camillo, a inclusão de Penápolis no programa de policiamento rural. O serviço teve anúncio de implantação em 54 municípios da região de Presidente Prudente. Ricardinho Castilho justifica que a zona rural de Penápolis registra com freqüência roubos e furtos, sendo necessárias ações como o programa de policiamento rural.
http://www.camaradepenapolis.com.br/site/mostra_noticia.php?codigo=866

Nenhum comentário:

Postar um comentário