segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Heráldica do Brasão ROMO da Guarda Civil de Santa Fé do Sul – SP

Heráldica do Brasão  ROMO da Guarda Civil de Santa Fé do Sul – SP

A heráldica refere-se à ciência e à arte de descrever os brasões de armas ou escudos. 
As origens da heráldica remontam aos tempos em que era imperativo distinguir os participantes das batalhas e dos torneios, assim como descrever os serviços por eles prestados e que eram pintados nos seus escudos. 
No entanto, é importante notar que um brasão de armas é definido não visualmente, mas antes pela sua descrição escrita, a qual é dada numa linguagem própria – a linguagem heráldica.

Fundo quadriculado: Símbolo internacional de polícia comunitária, atualmente forças policiais de cidades de vários países, principalmente da Europa adotaram. Os cidadãos destes países ao avistarem uma viatura, de imediato, reconhecem o seu significado. 

Fundo azul marinho: O azul marinho já é usado pela nossa corporação e também pela maioria das GCM’s do Brasil, praticamente padronizando como cor símbolo. Os GCM’s se intitulam “Sangue Azul Marinho”, deixando claro que o azul está  incorporado em suas vidas.

Águia: é um animal solar e celestial, símbolo universal do poder, da força, da autoridade, da vitória e da proteção. Muito ágil e habilidosa, essa ave guerreira e predadora, conhecida como a “rainha das aves”, simboliza também a coragem e a determinação.
Segundo Betini e Tomazi (2009, p. 37), “a águia simboliza, a força, a garra, a segurança, a inteligência e o espírito de luta do grupo.
De acordo com os mesmos autores, “a águia foi escolhida, ainda, por ser o único animal que enfrenta tempestades para caçar, não recuando perante adversidades
A faixa: com a escrita ROMO identifica o grupamento que por si só buscam a tranquilidade e a segurança de seus cidadãos.

R. O . M . O : sigla do nome do grupamento, "Rondas Ostensivas com Motocicletas" ;


Santa Fé do Sul: Município ao qual pertence o grupamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário