quinta-feira, 25 de junho de 2015

Prédio da GCM se adequa na questão de mobilidade de pessoas com necessidades especiais

A base da GCM (Guarda Civil Municipal), prédio onde também funciona o DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito) se adequa na questão de mobilidade de pessoas com necessidades especiais, com a construção de rampa para acesso a cadeirantes.
           Uma rampa, por mais simples que seja, representa inclusão e mostra o respeito e a preocupação que o atual comando tem com os deficientes físicos, que vão a sede da GCM ou até o Departamento de Trânsito para confecção do cartão de estacionamento para deficientes físicos conforme preconiza a Resolução 304 de 18 de Dezembro de 2004 do  CONTRAN.
Respeitar os deficientes é reconhecer que eles possuem os mesmos direitos que nós aos bens e serviços da sociedade.
Os deficientes físicos devem ter acesso garantido aos locais públicos graças a portas largas e rampas que permitam o trânsito de suas cadeiras de roda, ou pela garantia de encontrarem vagas em estacionamentos próximas da entrada dos prédios.
Enfim, respeitar os deficientes é ter toda uma série de cuidados para que eles não sejam excluídos do nosso convívio, e a acessibilidade faz parte desse respeito que devemos ter para com eles. Ela significa: dar, a essas pessoas, o acesso aos mesmos bens e serviços disponíveis para os demais cidadãos.
Segundo os  GCM’s : “Não é um favor que lhes fazemos. É nosso dever respeitá-los. São cidadãos que também precisam ter acesso às escolas, faculdades,  ao mercado de trabalho, ao lazer e à cultura, aos locais de culto, edifícios residenciais, comerciais e públicos, e cabe ao Estado providenciar os mecanismos de inserção dessas pessoas na sociedade, e é nossa preocupação também atender estas necessidades”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário