quarta-feira, 23 de maio de 2012

GCM's de Santa Fé do Sul realizaram visita a GM de Ilha Solteira

Os Guardas Civis Inspetor Jeosmar e GCM II Marcel e uma representante da Secretaria Municipal do Deficiente Físico realizaram visita à GM de ILha Solteira dia 18/05/2012 para conhecerem detalhes do projeto 'PRAIA ACESSÍVEL"  e o funcionamento das cadeiras anfíbias.
Em Ilha Solteira, 10 equipamentos estão disponíveis na praia Catarina desde janeiro. A prefeitura mantém uma equipe que monitora as pessoas com deficiência durante o uso. O equipamento só pode ser utilizado com acompanhamento de um facilitador, independentemente da condição física do usuário.
A cadeira especial foi lançada em 2010 pelo projeto Praia Acessível, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, criada com base em projetos semelhantes existentes na Europa e nos Estados Unidos.
No litoral paulista, Santos, Cananéia, Mongaguá, Itanhaém, São Sebastião, Ubatuba, Guarujá e Iguape já têm iniciativas semelhantes.
Para que uma cidade possa fazer parte do programa é preciso obedecer a alguns critérios. O primeiro item é a praia oferecer condições mínimas de acessibilidade, como rampas, piso tátil, vagas específicas, banheiros acessíveis e postos de salvamento.
O Brasil tem cerca de 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Esse número representa 14,5% da população brasileira, segundo dados da secretaria.
 O município de Santa Fé do Sul também foi contemplado com 10 cadeiras e articula agora a instalação do projeto no Parque Ecoturístico das Águas Claras assim que forem recebidas as cadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário